CURSOS



Curso OEM Operation Overview | SAE Brasil - Sociedade de Engenheiros da Mobilidade

Dias de aula: 
08 de outubro - Desenvolvimento do Produto 
15 de outubro - Suprimento 
22 de outubro - Manufatura 
29 de outubro - Vendas e Mercado 
05 de novembro - Tendências do setor e o veículo do futuro 

Horário: 19h00 às 23h00

Objetivo do curso

Propiciar aos participantes uma visão geral e introdutória das principais áreas de atividade de uma grande Montadora de Veículos (OEM), uma antevisão de futuros desenvolvimentos e tendências de produtos da indústria da mobilidade. Ao final do curso os participantes terão tido a oportunidade tomar contato e fixar os conceitos básicos sobre as áreas de Desenvolvimento de Produto, Suprimento, Manufatura, Comercialização e Mercado e vislumbrar as Tendências do Setor Automotivo e de um Possível Veículo do Futuro. 

Público-alvo

Estudantes de engenharia, de mecatrônica e de áreas correlatas, além de estudantes de tecnologia, de administração e de jornalismo, com interesse na indústria automotiva. 

Executivos em formação ou em potencial, engenheiros, administradores, técnicos, jornalistas e profissionais pertencentes, envolvidos ou interessados na compreensão da indústria automotiva no seu aspecto mais amplo.

Informações e inscrições: saebrasil.org.br



saebrasil.org.br/eventos/agenda/cursos2012








- Representação Tridimensional No Design De Transportes | FAAP | Autotimeline
Transforme as idéias em realidade através de modernas técnicas utilizadas no universo da indústria automobilística.
informações: autotimeline@gmail.com 
- Design, Mobilidade e Tecnologia | FAAP | Autotimeline
O veículo e o meio pensados de forma integrada, preparando a mobilidade dos próximos 50 anos.



informações: autotimeline@gmail.com



Bio SketchLAB: Fazendo da natureza uma aliada em seus projetos de design

A prodigiosa evolução natural
Ao longo de sua história, o homem tem se maravilhado com as engenhosas soluções encontradas pela natureza para os mais diversos problemas. Ora são estruturas que aliam extrema leveza e resistência, outras vezes são fantásticos mecanismos de adaptação e camuflagem. Quanto mais o homem conhece a intimidade dos processos do mundo natural, desde as estruturas cristalinas e do DNA até o comportamento das espécies, mais ele toma conhecimento da maestria da natureza em manipular domínios como o da física e da química para promover a adaptação das formas de vida em seu caminho evolucionário. Os resultados alcançados pela vida na Terra ao longo de bilhões de anos de desenvolvimento adaptativo são de uma eficiência admirável.

Inspirando-se na Natureza
Para quem trabalha com desenvolvimento de produtos e precisa encontrar novas soluções para velhos problemas, bem como soluções elegantes e eficientes para os novos desafios que surgem a cada dia, a natureza sempre foi a mais rica fonte de conhecimento e inspiração.

Novos tempos para o design
O processo criativo de quem trabalha com design exige constante ampliação e atualização de repertório, método e dedicação. Numa época de desenvolvimento de novos materiais e tecnologias, torna-se fundamental reavaliarmos nossa metodologia no desenvolvimento de produtos, pois não são poucos os casos nos quais o que era antes tecnologicamente inviável, agora mostra-se perfeitamente plausível. E uma parte importante das novas idéias e realizações nessa área são creditadas a análise e ao entendimento de como a natureza resolve seus próprios problemas.

Uma oportunidade para conhecer a Biomimética aplicada ao design
Se você trabalha com design ou depende do conhecimento dos processos criativos do design para melhorar o desempenho de seu trabalho, o curso Bio SketchLAB vai certamente fazer você repensar os seus conceitos e contribuir para a atualização de seu processo criativo.


O conhecimento posto em prática
Nossas aulas foram especialmente elaboradas para quem deseja adquirir repertório no campo da biomimética aplicada ao design. Por meio do aprendizado de técnicas avançadas de Sketch, todo o conhecimento adquirido ao longo das aulas expositivas será posto em prática através das aulas de Sketch, sob orientação dos professores. Dessa forma você terá a chance de incorporar ao seu processo criativo diário o que aprendeu no decorrer das aulas expositivas.

Professores Experientes
Conheça a seguir um resumo do perfil de nossos professores:

Carlos Castilho é consultor em design automotivo, pesquisador na área de História da Mobilidade e palestrante dos temas Mobilidade Urbana, Intermodalidade, História do Automóvel, História Náutica, História do Ônibus, História da Motocicleta, História do Transporte Ferroviário, História do Transporte Aéreo e Fronteiras da Mobilidade. Com 20 anos de experiência em desenvolvimento de produtos e 13 anos de experiência na área acadêmica, atuou como designer e consultor de design em diversas empresas do setor automotivo e de produtos, tais como Alstom, Neobus, Maxion Motores, Seiko, Dumont, Thamco, Busscar e Engebus. Entre 1996 e 2008 foi Gerente de Design das empresas IDO Design e Plásticos Mueller. Jurado de concursos nacionais e internacionais da área do design, tais como IF Design, Prêmio Museu da Casa Brasileira, Mueller-Fiat e Transporte Moderno. Formado em Arquitetura e Urbanismo com especialização em design de transportes, defende uma visão sistêmica e integrada da mobilidade como solução para os problemas de transporte de passageiros e de cargas. Professor universitário desde 1998, criador e coordenador técnico do curso Design da Mobilidade da FAAP de 2006 a 2009, onde é professor das disciplinas História do Design na Mobilidade e Fronteiras da Mobilidade. É também professor do curso Master em Transportation Design do IED-Istituto Europeo di Design e membro do Comitê de Cursos da SAE-Brasil, entidade onde ministra cursos e palestras na área do design de transportes.

Ricardo Pimenta é designer industrial, formado pela Faculdade de Belas Artes
em Projeto de Produto com especialização na área automobilística. Pós graduado
em  Marketing, Mestre em Engenharia de Produção. Trabalhos realizados no segmento
Automotivo e de Produto em Geral, pela GM - General Motors  no período de 1995 a 2009. Professor universitário em São Paulo e Santa Catarina, atua em faculdades como FAAP, Istituto Europeo di Design, Universidades de Itajaí e Universidade de Joinville. Ministra cursos da área automotiva - Design da Mobilidade e Desenho Industrial, Desenho de Produtos, Jóias, Calçados e Interiores. Realizou trabalhos de Consultoria em Desenvolvimento de Produtos e Criação na área calçadista para a região de Birigui,
São Paulo e em mais 20 outras empresas nesse setor. É palestrante sobre Técnicas
de Criação e Desenvolvimento de Idéias e de Desenvolvimento de Projetos, com
palestras realizadas em empresas como Comil Ônibus, Marcopolo, Grendene,
Universidade Univali, Univilli, UCS, Universidade Federal de Florianópolis e Ulbra.

Datas e horários do curso
O curso está programado para acontecer aos sábados à tarde, a partir de setembro de 2011. Caso o número mínimo ideal de alunos não seja atingido numa primeira fase, pode haver alteração do prazo de início das aulas. Nesse caso, os inscritos serão avisados das novas datas do curso.

Como se inscrever
Se você se interessou em fazer o curso e quer saber mais, escreva para o e-mail: autotimeline@gmail.com, que lhe responderemos o mais prontamente possível.


Obrigado e grande abraço,


A Equipe do Grupo SOMA.

____________________________________________________________________________________

Conheça os outros cursos do Grupo SOMA
Estamos aceitando pedidos de registro de interesse para as próximas turmas. Os interessados podem solicitar a inclusão de seus nomes na lista de espera, pelo e-mail autotimeline@gmail.com